Baropodometria em Florianópolis

Fisioterapeuta em Florianópolis


A Baropodometria é uma técnica de exame cujo objetivo é mensurar os pontos de pressão exercidos pelo corpo na planta (sola) dos pés, através de um equipamento chamado baropodômetro. Ou seja, BARO significa PRESSÃO; PODO significa pés e METRIA significa medida.

Quando realizar este teste?

A baropodometria pode ser realizada em qualquer desordem músculo esquelética, porém, com maior destaque para as lesões nos pés e nos membros inferiores.

  • Pé plano: popularmente chamado de "pé chato" é a condição em que boa parte da  superfície do pé toca no chão, não apresentando a curvatura de dentro do pé.
  • Pé cavo: apresenta o arco medial bem acentuado e curvado. O ponto de pressão plantar é maior no calcanhar, no primeiro dedo e no quinto dedo.
  • Fascite plantar: Inflamação da fáscia que é um tecido que está localizado na parte inferior do pé ligando o osso do calcanhar até os ossos do pé. 
  • Tendinite: inflamação dos tendões das articulações dos pés e tornozelo, como por exemplo a tendinite de Aquiles (o tendão mais proeminente localizado acima do calcanhar) e a canelite (inflamação dos tendões localizados na parte anterior da perna).
  • Artrite: inflamação das articulações . Comum nas pequenas articulações (mãos, pés), mas pode acometer as grandes articulações como quadril, joelho e a coluna vertebral.
  • Alterações na Pisada
  • Pisada pronada e pisada supinada: a pisada pronada ocorre quando a parte de dentro do calcanhar toca primeiro o chão, já para a pisada supinada ocorre o contrário, a parte de fora do calcanhar toca primeiramente o chão.
  • Esporão de calcâneo: formação de depósitos de cálcio em baixo do calcanhar, o que leva a inflamação das estruturas localizadas próximas ao calcanhar.
  • Desvios posturais: são as alterações que ocorrem na coluna vertebral levando ao aumento das curvaturas em uma região da coluna. Podem culminar com lesões nos discos intervertebrais causando dores, tensões e desconforto nas costas por exemplo.
  • Afecções e disfunções articulares e musculares: em situações como artrites (inflamações articulares), artroses (desgastes de uma ou mais articulações), lesões musculares (distensões, rupturas), traumatismos dos membros inferiores (lesões ligamentares, fraturas), entre outras, a baropodometria pode ser realizada. Lembrando que disfunções articulares e musculares dos membros superiores também podem alterar o padrão de distribuição de pressão plantar e desta forma, o exame de baropodometria pode também ser realizado.
agende uma consulta

Como funciona o teste?

Primeiramente é passado ao paciente todas as informações referentes à técnica de exame. Após, solicita-se que o indivíduo fique de pé sobre uma plataforma (baropodômetro) que irá medir a distribuição de pressão plantar através de sensores e um software (programa) de computador específico. Neste caso, é denominado a avaliação estática. Após, solicita-se ao paciente que caminhe sobre a plataforma, os dados serão gerados e analisados. Neste caso, denomina-se avaliação dinâmica.

agende uma consulta

Quais são os benefícios da baropodometria

Como é um exame que mede a distribuição de pressão plantar gerada pelo corpo, pacientes com dores nos membros inferiores e superiores coluna vertebral, pacientes com pés diabéticos (que geram úlceras na planta dos pés), traumatismos gerais, entre outras, podem se beneficiar deste exame, pois o mesmo demonstra em tempo real todas as alterações e disfunções na pisada nesta população.

agende uma consulta

Quando procurar um fisioterapeuta?

Sempre que você sentir qualquer sintomatologia em uma região do seu corpo (membros superiores, inferiores e coluna vertebral) como dor, formigamento (choque), limitação dos movimentos, deformidades, fraquezas musculares, crepitações (estalos), rubor (vermelhidão) e lesões na pele como as úlceras diabéticas, consulte sempre o seu Fisioterapeuta, ele é o profissional que irá avaliar detalhadamente o seu caso clínico, para analisar se a Baropodometria é ou não o exame de escolha para sua lesão.

agende uma consulta

Sobre o fisioterapeuta

Prof. Marcos Godinho


CREFITO 10 30.176-F


Sou Marcos Godinho, fisioterapeuta com mais de 20 anos de experiência, formado pela UDESC em 1999 e especializado em Fisioterapia Ortopédica em 2001 na mesma universidade. 


Minha paixão pela fisioterapia nasceu quando redirecionei minha carreira para esta área, abandonando meu sonho inicial de ser médico. Desde então, tenho me dedicado ao aprimoramento contínuo e à busca de conhecimento. Hoje, estou cursando a Formação Internacional em Osteopatia pela ICON.


Com uma extensa lista de certificações, incluindo Liberação Miofascial, Ventosaterapia, Dry Needling e muito mais, estou comprometido em oferecer a você os melhores cuidados de fisioterapia para superar seus desafios físicos.

saiba mais
Share by: