Antes de abordarmos sobre a fisioterapia reumatológica, vamos a uma reflexão:
É comum os pacientes relatarem: "TENHO REUMATISMO"! Esta frase, tantas vezes ouvida quer em conversas comuns, quer no decurso de consultas fisioterapêuticas e médicas, acaba por refletir uma realidade: quem a diz, sofre geralmente de dores ou limitações em alguma parte do corpo. Na realidade, o que observamos é algum tipo de disfunção no aparelho locomotor, imunológico (o sistema de defesa do corpo), visceral entre outras, ou seja uma doença reumática. Sendo assim, a fisioterapia reumatológica tem por objetivo prevenir, avaliar e tratar o indivíduo com alguma queixa ou diagnóstico de doença reumática, a fim de promover a sua funcionalidade no dia a dia, favorecendo o seu bem estar.
Sempre que você sentir qualquer sintomatologia em uma ou mais regiões do seu corpo como dor, formigamento (choque), limitação dos movimentos, deformidades, fraquezas musculares, crepitações (estalos), rubor (vermelhidão), rigidez, fadiga muscular, dores por todo o corpo, estresse e ansiedade ou em situações de um pós operatório em virtude de uma doença reumática, consulte sempre o seu Fisioterapeuta, ele é o profissional que irá avaliar detalhadamente o seu caso clínico e irá propor o tratamento fisioterapêutico mais adequado às suas necessidades. Deixando claro, que uma avaliação criteriosa com um médico reumatologista far-se-á necessário, pois é sabido que muitos dos diagnósticos das doenças reumáticas são muito difíceis e portanto, o papel do especialista é fundamental nessas doenças de cunho reumático.
Primeiramente é necessário realizar uma avaliação com o Fisioterapeuta para que ele possa analisar o caso clínico detalhadamente, favorecendo uma melhor compreensão do mesmo. Após, em uma consulta de retorno, será explicado ao paciente o que foi encontrado na avaliação bem como a proposta de tratamento. Normalmente, um tratamento fisioterapêutico não pode ficar baseado somente na queixa principal do paciente, mas sim, abordar o indivíduo de forma holística (globalizada), utilizando de recursos como a terapia manual (técnicas osteopáticas), eletrotermofototerapia (utilização de correntes elétricas, calor, frio e luz como ferramentas de tratamento), exercícios terapêuticos entre outros.
CREFITO 10 30.176-F
Sou Marcos Godinho, fisioterapeuta com mais de 20 anos de experiência, formado pela UDESC em 1999 e especializado em Fisioterapia Ortopédica em 2001 na mesma universidade.
Minha paixão pela fisioterapia nasceu quando redirecionei minha carreira para esta área, abandonando meu sonho inicial de ser médico. Desde então, tenho me dedicado ao aprimoramento contínuo e à busca de conhecimento. Hoje, estou cursando a Formação Internacional em Osteopatia pela ICON.
Com uma extensa lista de certificações, incluindo Liberação Miofascial, Ventosaterapia, Dry Needling e muito mais, estou comprometido em oferecer a você os melhores cuidados de fisioterapia para superar seus desafios físicos.
Consulta pré-agendada presencial ou online
Rua Manoel de Oliveira Ramos, 205, Sala 301
Estreito, Florianópolis - SC
Obrigado pela mensagem!
Minha equipe de atendimento entrará em contato em breve.
Rua Manoel de Oliveira Ramos, 205, Sala 301
Estreito, Florianópolis - SC
WhatsApp: (48) 99971-9794
Resp. Técnico: Prof. Marcos Godinho CREFITO 10 30.176-F • © 2023. Todos os direitos reservados • Desenvolvido com carinho por Future Marketing Médico.