Fisioterapia para Atletas e Praticantes de Atividade Física em Florianópolis

Tratamento e Prevenção de Lesões Esportivas

Fisioterapeuta em Florianópolis


A Fisioterapia para atletas e praticantes de atividade física tem como função primordial prevenir o risco de lesões, favorecer a funcionalidade e desempenho durante a atividade física, bem como, avaliar e recuperar a lesão do indivíduo através de condutas terapêuticas específicas.

Como ela pode me ajudar e quais lesões podem ser evitadas

A Fisioterapia para atletas e praticantes de atividade física pode ajudar no tratamento e recuperação através de técnicas específicas como recursos eletrotermofototerapêuticos (recursos físicos como o frio, calor, eletricidade, campos magnéticos e a luz com fins terapêuticos); terapia manual (liberação e manipulação miofascial, massagem desportivas,  técnicas osteopáticas, ventosaterapia, botas de compressão pneumática, entre outras), exercícios terapêuticos e treino de equilíbrio, agilidade e coordenação, para favorecer a recuperação do atleta e o seu retorno gradual para as atividades físicas. 


Desta forma, as principais lesões abordadas são:

  • Entorses: É a lesão mais comum nos esportes, (mas não exclusivamente) principalmente o entorse em inversão do tornozelo (quando o pé está fixo no chão e dobra para fora). Já os entorses em eversão (quando o pé está fixo e dobra para dentro) são mais raros, mas quando ocorrem podem estar associados a fratura do maléolo medial (o osso do tornozelo localizado na parte medial da perna).
  • Luxações: Ocorre quando em virtude de um traumatismo, a articulação lesionada sofre um deslocamento (separação parcial ou total dos ossos que a compõem).  Comum em qualquer esporte, com destaque ao vôlei, natação e esportes que envolve arremessos.
  • Fraturas: Traumatismo quando ocorre a separação (quebra) de um osso. Lesão comum em esportes, como futebol, vôlei, entre outros.
  • Canelite: É a inflamação do principal músculo anterior da perna (canela), ou seja a tendinite do músculo tibial anterior. Ocorre devido ao overuse  (treinamento intensivo)  deste músculo nos gestos esportivos, porém esta lesão pode ocorrer na população não praticante de atividade física, ao qual apresentam uma pisada incorreta por exemplo.
  • Tendinites: É a inflamação que ocorre nos tendões (estrutura que prende um músculo a um osso). Como exemplo nos esportes citam-se as tendinites de ombro, cotovelo, quadril, patela (rótula), joelho, perna, tornozelo, pés, entre outras.
  • Tendinopatia patelar: É a inflamação do tendão que liga  a patela (rótula) ao osso da perna (tíbia). Essa lesão é também conhecida como jumper's knee (joelho do saltador), pois é uma afecção muito comum em atletas praticantes  de atividades que envolvem saltos ou forças de impactos repetitivos. 
  • Bursites: Inflamação das bursas (estrutura em formato de uma bolsa) cheia de líquido que está localizada entre as articulações. Quando lesionada, ocorre o extravasamento do líquido contido no seu interior, culminando com um processo inflamatório.
  • Lesões musculares: Muito comum nos esportes (mas não exclusivamente), é a lesão ao qual pode ocorrer a ruptura parcial ou total de um músculo devido a um estiramento.
  • Lesões de cartilagem: A cartilagem é um tecido localizado na superfície de um osso, ao nível das articulações, tendo como principal função a proteção e  lubrificação da articulação.  Podem sofrer lesões em virtude de traumatismos como entorses, fraturas, entre outros.
  • Lesões de ligamentos: Os ligamentos têm papel fundamental na estabilidade de uma articulação. Quando lesionados, podem sofrer rupturas parciais ou totais, comprometendo a estabilidade de uma articulação. Nos esportes é muito comum as lesões dos ligamentos do joelho, como os ligamentos cruzados (anterior e posterior - LCA e LCP) e os ligamentos colaterais (laterais e mediais - LCL e LCM).
agende uma consulta

Quando procurar um fisioterapeuta?

Como mencionado anteriormente, a Fisioterapia em praticantes de atividade física desempenha função primordial na prevenção de lesões, bem como na avaliação, tratamento e recuperação pós lesão. Desta forma, consulte sempre o seu Fisioterapeuta quando estiver a procura de um programa de prevenção de lesões na prática desportiva, ou para tratamento, caso tenha sofrido uma lesão. Lembre-se sempre que o Fisioterapeuta é o profissional que irá avaliar detalhadamente o seu caso clínico e irá propor o tratamento fisioterapêutico mais adequado às suas necessidades.

agende uma consulta

Como funciona o

tratamento fisioterapêutico?

RECOVERY:

Preparação do atleta antes da prática desportiva e recuperação do atleta pós prática desportiva: Através de técnicas como terapia manual, liberação e manipulação miofascial, recursos terapêuticos (frio, calor, campos eletromagnéticos, entre outros), ventosaterapia, massagem desportiva e botas de compressão pneumática ( espécie de uma calça onde no seu interior é preenchida com ar, com o intuito de reduzir a fadiga muscular pós treino, eliminação de toxinas e melhora do suprimento de sangue local).


Técnicas osteopáticas específicas (terapia manual):

Antes e após a prática desportiva. Através de técnicas manuais específicas, são realizadas manobras com o objetivo de reduzir a dor e a fadiga muscular, bem como para favorecer a performance do atleta para a próxima competição ou treino.

Sobre o fisioterapeuta

Prof. Marcos Godinho


CREFITO 10 30.176-F


Sou Marcos Godinho, fisioterapeuta com mais de 20 anos de experiência, formado pela UDESC em 1999 e especializado em Fisioterapia Ortopédica em 2001 na mesma universidade. 


Minha paixão pela fisioterapia nasceu quando redirecionei minha carreira para esta área, abandonando meu sonho inicial de ser médico. Desde então, tenho me dedicado ao aprimoramento contínuo e à busca de conhecimento. Hoje, estou cursando a Formação Internacional em Osteopatia pela ICON.


Com uma extensa lista de certificações, incluindo Liberação Miofascial, Ventosaterapia, Dry Needling e muito mais, estou comprometido em oferecer a você os melhores cuidados de fisioterapia para superar seus desafios físicos.

saiba mais
Share by: