Como o próprio nome diz, a nossa coluna vertebral funciona como o alicerce, o pilar do corpo humano. Desta forma, constantemente agredimos nossa coluna vertebral ao adotar posturas inadequadas, pela falta de atividade física regular, sobrepeso (obesidade), calçados inadequados entre outros. A Fisioterapia desempenha papel fundamental na prevenção, avaliação e tratamento das lesões e disfunções da coluna vertebral.
Dentre as lesões mais comuns que afetam a coluna vertebral podemos destacar:
1. LESÕES DE CUNHO POSTURAL E POR DESEQUILÍBRIOS MUSCULARES:
lesões ligamentares, lesões musculares, lesões na fáscia muscular (a fáscia é uma espécie de membrana que recobre a camada externa de um músculo), cervicalgias (dores no pescoço), dorsalgias (dores nas costas) e lombalgias (dores na região lombar; na região mais baixa da coluna vertebral);
2. LESÕES TRAUMÁTICAS: fraturas vertebrais, fraturas de costelas, luxações e lesões nervosas (lesão da medula espinhal e lesão dos nervos).
3. LESÕES DE CUNHO ARTICULAR INFLAMATÓRIO E DEGENERATIVO: artrites, artrose, osteófitos (popularmente chamados de bicos de papagaio), discopatias degenerativas (desgaste do disco intervertebral), entre outras.
Sempre que você sentir qualquer sintomatologia na sua coluna vertebral como dor, formigamento (choque), limitação dos movimentos, deformidades, fraquezas musculares, crepitações (estalos), rubor (vermelhidão) ou em situações de um pós operatório, consulte sempre o seu Fisioterapeuta, ele é o profissional que irá avaliar detalhadamente o seu caso clínico e irá propor o tratamento fisioterapêutico mais adequado às suas necessidades.
Primeiramente é necessário realizar uma avaliação com o Fisioterapeuta para que ele possa analisar o caso clínico detalhadamente, favorecendo uma melhor compreensão do mesmo. Após, em uma consulta de retorno, será explicado ao paciente o que foi encontrado na avaliação bem como a proposta de tratamento. Normalmente, um tratamento fisioterapêutico não pode ficar baseado somente na queixa principal do paciente, mas sim, abordar o indivíduo de forma holística (globalizada), utilizando de recursos como a terapia manual (técnicas osteopáticas), eletrotermofototerapia (utilização de correntes elétricas, calor, frio e luz como ferramentas de tratamento), exercícios terapêuticos entre outros.
CREFITO 10 30.176-F
Sou Marcos Godinho, fisioterapeuta com mais de 20 anos de experiência, formado pela UDESC em 1999 e especializado em Fisioterapia Ortopédica em 2001 na mesma universidade.
Minha paixão pela fisioterapia nasceu quando redirecionei minha carreira para esta área, abandonando meu sonho inicial de ser médico. Desde então, tenho me dedicado ao aprimoramento contínuo e à busca de conhecimento. Hoje, estou cursando a Formação Internacional em Osteopatia pela ICON.
Com uma extensa lista de certificações, incluindo Liberação Miofascial, Ventosaterapia, Dry Needling e muito mais, estou comprometido em oferecer a você os melhores cuidados de fisioterapia para superar seus desafios físicos.
Consulta pré-agendada presencial ou online
Rua Manoel de Oliveira Ramos, 205, Sala 301
Estreito, Florianópolis - SC
Obrigado pela mensagem!
Minha equipe de atendimento entrará em contato em breve.
Rua Manoel de Oliveira Ramos, 205, Sala 301
Estreito, Florianópolis - SC
WhatsApp: (48) 99971-9794
Resp. Técnico: Prof. Marcos Godinho CREFITO 10 30.176-F • © 2023. Todos os direitos reservados • Desenvolvido com carinho por Future Marketing Médico.