Por mais que o nome possa sugerir, não tem relação alguma com choque elétrico. A terapia por ondas de choque (TOC) são ondas acústicas de alta potência geradas por um aparelho, com fins terapêuticos, sendo extremamente utilizadas na Fisioterapia, Ortopedia e em tratamentos estéticos. Na fisioterapia, suas principais aplicações são para casos de inflamações agudas e crônicas, dores musculares, tendinites, bursites, entre outras.
A terapia por ondas de choque (TOC) foi primeiramente desenvolvida para o tratamento de cálculos renais. Por se tratar de ondas acústicas de alta potência, essas ondas são direcionadas à área com lesão, favorecendo a redução da dor, cicatrização e o reparo tecidual.
Mas como a TOC pode reduzir a dor e favorecer a cicatrização?
As ondas de choque causam estímulos nas terminações nervosas que levam a informação de dor até o cérebro dessensibilizando-as, o que pode propiciar a redução da dor. Já para a cicatrização e reparo tecidual, as ondas de choque geram microtraumatismos no tecido lesionado, o corpo por sua vez, responde a esses microtraumatismos aumento o fluxo sanguíneo e o metabolismo na área lesionada, ativando a resposta de autocura natural do corpo.
Sempre que você sentir qualquer sintomatologia em uma região do seu corpo como dor, formigamento (choque), limitação dos movimentos, deformidades, fraquezas musculares, crepitações (estalos), rubor (vermelhidão), consulte sempre o seu Fisioterapeuta, ele é o profissional que irá avaliar detalhadamente o seu caso clínico, para analisar se a TOC é ou não o tratamento de escolha para sua lesão.
Por mais que o nome possa sugerir, não tem relação alguma com choque elétrico. A terapia por ondas de choque (TOC) são ondas acústicas de alta potência, geradas por um aparelho com fins terapêuticos. A duração da sessão é rápida e você irá escutar um som semelhante a umas "marteladas". Em algumas situações, você pode sentir um pouco de dor, pois estas "marteladas" causam pequenas (micro) lesões nos tecidos, porém, favorecendo a cura e o reparo tecidual. Para a aplicação da TOC, o aparelho é posicionado no local a ser tratado, não usa anestesia, o paciente permanece consciente e o método é rápido, não invasivo e muito eficaz. Vale destacar que uma avaliação prévia do paciente pelo fisioterapeuta ou médico far-se-á necessária antes da prescrição da TOC como tratamento, em virtude que em alguns pacientes a terapia é contra indicada, necessitando outra abordagem terapêutica.
CREFITO 10 30.176-F
Sou Marcos Godinho, fisioterapeuta com mais de 20 anos de experiência, formado pela UDESC em 1999 e especializado em Fisioterapia Ortopédica em 2001 na mesma universidade.
Minha paixão pela fisioterapia nasceu quando redirecionei minha carreira para esta área, abandonando meu sonho inicial de ser médico. Desde então, tenho me dedicado ao aprimoramento contínuo e à busca de conhecimento. Hoje, estou cursando a Formação Internacional em Osteopatia pela ICON.
Com uma extensa lista de certificações, incluindo Liberação Miofascial, Ventosaterapia, Dry Needling e muito mais, estou comprometido em oferecer a você os melhores cuidados de fisioterapia para superar seus desafios físicos.
Consulta pré-agendada presencial ou online
Rua Manoel de Oliveira Ramos, 205, Sala 301
Estreito, Florianópolis - SC
Obrigado pela mensagem!
Minha equipe de atendimento entrará em contato em breve.
Rua Manoel de Oliveira Ramos, 205, Sala 301
Estreito, Florianópolis - SC
WhatsApp: (48) 99971-9794
Resp. Técnico: Prof. Marcos Godinho CREFITO 10 30.176-F • © 2023. Todos os direitos reservados • Desenvolvido com carinho por Future Marketing Médico.